Após nove anos, Mauá ganhou mais uma unidade — a oitava — do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O prefeito Marcelo Oliveira entregou neste sábado (04/06) o equipamento na Vila Falchi, que está localizado na Rua Friedrich Gunter Meinen, 71. O objetivo é atender a população de bairros como Jardim Itapark, Jardim Mauá, Jardim Bógus, Jardim Aracy e Jardim Campo Verde, formada por cerca de nove mil famílias, anteriormente atendidas na Vila São João. Com a ação, o governo conseguirá cobrir todo o território da cidade, ampliando o chamado cinturão de proteção social.
“Quando a gente começa uma luta e vê o resultado é algo espetacular. Esse novo CRAS é um sonho que teve como ponto partida os mandatos do PT na cidade. E tenho a honra, enquanto prefeito, de concretizá-lo”, comemorou o prefeito Marcelo Oliveira. “Essa ação de hoje é muito mais do que a entrega de um novo equipamento à cidade, representa a retomada de uma política que foi abandonada e destruída pelo governo anterior, até porque a questão social nunca foi prioridade do prefeito passado. Seguimos empenhados neste projeto de recuperação e de reconstrução de nossa cidade, com o desafio de cuidar das pessoas”, acrescentou.
Ao lado da vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres Celma Dias — responsável por revolucionar a área da assistência social em Mauá — e da secretária de Assistência Social do município Xênia Díspore, o chefe do Executivo fez questão de citar que a entrega do oitavo CRAS depois de quase uma década é “ainda mais representativa” porque se trata de compromisso de campanha que foi assumido e cumprido. “Acredito que nossas decisões realmente fazem diferença na vida das pessoas”, disse Marcelo Oliveira.
O imóvel que abrigará o CRAS Falchi é da Prefeitura e era utilizado por uma entidade assistencial que encerrou as atividades. O local conta com quadra esportiva e edificação que abriga a parte administrativa — as áreas passaram por reformas.
A nova unidade desafogará o CRAS São João em pelo menos 30%, pois as famílias dessa região eram atendidas no prédio localizado na Avenida Barão de Mauá e agora terão menor tempo de deslocamento.
O CRAS é a porta de entrada dos usuários da assistência social, ou seja, de toda família, indivíduo ou comunidade que necessitam de proteção social básica em razão de vulnerabilidade ou como prevenir de violação de direitos humanos.
O espaço oferece atendimento especializado, atividades socioeducativas e também sala direcionada de apoio a mulheres vítimas de violência, denominada CRAM (Centro de Referência em Atenção à Mulher) — lançado no ano passado pela atual gestão como parte integrante do SUAMM (Sistema Único de Atenção à Mulher de Mauá).