O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, foi eleito nesta terça-feira (20) presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, sucedendo no cargo, a partir de 1º de janeiro, o prefeito de Santo André, Paulo Serra.
O pleito ocorreu em Assembleia Geral do colegiado, que reuniu os sete prefeitos da região. O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi escolhido para ser o vice-presidente da organização regional.
Com o resultado da eleição, Mauá volta a assumir a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos.
“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é o mais importante órgão representativo da nossa região. Agradeço a todos os prefeitos das cidades vizinhas pelo apoio confiado a mim. Juntos vamos lutar pelas sete cidades, buscando protagonismo e desenvolvimento para o Grande ABC”, destacou Marcelo Oliveira.
Retomada do protagonismo
A atual gestão foi marcada pela retomada do protagonismo do Consórcio ABC, reforçando o pioneirismo da entidade como órgão de governança e com objetivo central de atuação regional nas mais diversas áreas, em especial durante o combate à pandemia de Covid-19.
A ação do Consórcio ABC auxiliou o município de Rio Grande da Serra durante a pandemia através da liberação de recursos para aquisição de insumos e medicamentos. Além disso, graças à atuação da organização, a região conquistou novos leitos de UTI e respiradores, reforçando a capacidade de atendimento e preservando vidas.
Outra conquista foi o programa Acolhe Grande ABC, uma parceria com a iniciativa privada para o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica nas sete cidades, bem como seus filhos e filhas menores de 18 anos.