Jornais internacionais repercutiram nesta terça-feira (19) o encontro do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores no Palácio do Planalto em Brasília. Na ocasião, o chefe do executivo nacional questionou o sistema eleitoral e repetiu mentiras de suspeitas já esclarecidas pela Justiça Eleitoral sobre as eleições de 2018 e a segurança das urnas eletrônicas.
O jornal britânico “The Guardian” destacou que as falas “descabidas” de Bolsonaro sobre a integridade das urnas causaram “afronta” entre autoridades eleitorais e políticos experientes. O discurso, afirmou a publicação, aumentou as dúvidas de que o “líder populista da extrema direita” desacredite das próximas eleições presidenciais.
Já o Norte–americano “Washington Post” afirmou que o presidente “alimentou dúvidas” que Justiça Eleitoral já “desmentiu repetidamente” sobre possível fraude nas urnas eletrônicas.
“Mais uma vez, o líder de extrema-direita não apresentou nenhuma evidência de suas alegações, o que gerou críticas de membros da autoridade eleitoral e analistas que temem que ele esteja preparando as bases para rejeitar os resultados das eleições”, disse a reportagem publicada no jornal norte-americano.
Fonte: G1