Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo.
O Governo do Estado de São Paulo deu mais um passo para dar início às obras de extensão da Linha 4-Amarela, com o recebimento da Licença Ambiental Prévia para a extensão da rede metroviária até Taboão da Serra. O Executivo estadual vai solicitar, nos próximos dias, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que os trabalhos sejam iniciados ainda este ano. A previsão é que os novos 3,3 km de trilhos estejam disponíveis aos usuários em 2028.
O investimento será de R$ 3,4 bilhões. A previsão é que 100 mil passageiros sejam beneficiados diariamente com a extensão. Com a extensão, a Linha 4-Amarela será a primeira da rede metroviária a sair dos limites da cidade de São Paulo. Além da Estação Taboão da Serra, será construída a Estação Chácara do Jockey. O projeto também contempla a instalação de três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), de uma subestação de energia e de um terminal rodoviário.
As obras serão executadas pela concessionária ViaQuatro. Com a extensão, o ramal passará de 12,8 km de extensão para 16,1 km; e de 11 estações para 13, fazendo o trajeto da Estação da Luz a Taboão da Serra em cerca de 55 minutos. Cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos serão gerados.
Histórico
O termo que autorizou a concessionária a elaborar os estudos de viabilidade e os projetos-executivos da extensão da Linha 4-Amarela foi assinado em junho pelo governador Tarcísio de Freitas (https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/governo-de-sp-assina-aditivo-para-extensao-da-linha-4-amarela-ate-taboao-da-serra/). Além disso, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) firmou convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra que estabeleceu cooperação para o andamento do projeto.