Está chegando a hora. Neste sábado (1º), 23 jovens do Grande ABC embarcam para uma experiência única em solo europeu. Estudantes que formam as equipes sub-15 feminina e masculina de handebol do Colégio ARBOS seguem ao Velho Continente para a disputa de duas competições: a Partille Cup, entre 3 e 8 de julho, em Gotemburgo, na Suécia, e a Dronninglund Cup, de 9 a 14 de julho, em Dronninglund, na Dinamarca.
A equipe é formada por alunos entre 12 e 16 anos das três unidades do Colégio ARBOS (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). A delegação é composta por 27 pessoas: 23 atletas, a treinadora da equipe feminina Flávia Costa Gomes, o comandante do time masculino Vladimir Pereira Ribeiro, o coordenador técnico Eduardo Ramalho da Cunha e o chefe de delegação Adriano Buragas.
A viagem tem um objetivo esportivo para ambas as competições, mas o real propósito – que tem a ver com a formação e o desenvolvimento de valores – vai muito além disso, como explica o técnico Vladimir Ribeiro.
“O esporte é uma poderosa ferramenta de educação para crianças e adolescentes, sendo capaz de transmitir diversos valores que são fundamentais para a formação de um indivíduo e cidadão responsável. Entre os principais valores que desejamos trazer com o esporte estão: disciplina, respeito, a igualdade, integridade, ética, trabalho em equipe, superar desafios, espírito esportivo, saúde e bem estar”, destacou o treinador.
O Colégio ARBOS será representante exclusivo do Grande ABC nesses torneios. Mais do que isso: será a única Rede de Ensino brasileira na categoria sub-15 no campeonato disputado em território dinamarquês. Tanto na Suécia quanto na Dinamarca, as equipes feminina e masculina disputarão cinco jogos na primeira fase, buscando a classificação para a segunda etapa e daí por diante.