Fonte: Paola Zanei/Fotos: Divulgação.
Os palhaços do espetáculo “Treinalhaço – a competição de quem erra mais”, do Coletivo Menelão de Teatro, abrem a programação especial do Mês da Criança da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, em Santo André, com espetáculo gratuito que acontece nesta sexta-feira (4), às 10h. A programação traz ainda mais espetáculos teatrais, oficinas e um sábado repleto de atividades. A Emia Aron Feldman fica no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, na Vila Curuçá.
A peça “Treinalhaço” conta a história da palhaça Curtiça e o palhaço Mas ou Menos, que se reencontram depois de anos sem se apresentar. No entanto, nenhum dos dois conseguiu superar o fatídico dia em que a dupla se separou por causa de uma apresentação mal sucedida. Dominados pela mágoa, surge entre eles o espírito da competição e em uma sequência de desafios clássicos, os palhaços tentarão provar um ao outro qual dos dois é o melhor.
A programação continua na quarta-feira (9), com o espetáculo “Vende-se um Trombone”, às 15h. Idealizado pela Cia Navega Jangada, o espetáculo narra os desencontros entre vizinhos com personalidades diferentes com o personagens Dona Genoveva, Bigodinho do Trombone e Sr. Dirço, que é sanfoneiro.
Uma oficina de estamparia artesanal para crianças, ministrada pela artista visual e designer de estamparia Cristina Teles, é a atividade da quarta-feira (17), das 14h às 17h. As crianças precisam estar acompanhadas por um adulto.
Mas é no sábado (26) que a Emia abre suas portas para o especial “O que você fez antes de crescer? – Fiz Emia!”, com atividades gratuitas a partir das 10h até as 17h
É o grupo de palhaçaria Esparrama que dá início à festa, às 12h, com a intervenção “Esparrama Memória”. No espetáculo, um grupo de palhaços e uma musicista vagam pelo mundo carregando um grande “guardador de memórias” e convidam pessoas de diferentes cidades para participar de uma experiência de encontro com suas histórias.
Às 13h começam as oficinas artísticas com artistas educadores da Emia. E às 15h, o Estúdio de Música Antiga da Universidade Estadual Paulista (EMAU- UNESP) apresenta o musical “Pedro e o Lobo”, que é uma história infantil contada através da música. A peça foi composta por Serge Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos fazendo com que cada personagem da história seja representado por um instrumento diferente.
O espetáculo “Temos vagas”, também produzido pela Cia Navega Jangada, encerra a programação às 16h. Na história, um antigo circo anuncia: “temos vagas”, a partir de então, dois palhaços (um jornaleiro e um artista) disputam essa vaga. É então que tem início uma engraçada disputa pela oportunidade, onde os palhaços tentam realizar comicamente diversos números clássicos de circo, como: O Homem Mais Forte do Mundo e A Mulher Barbada.
Completando a programação, das 10h às 17h, a Feira Multicultura estará presente com expositores de artesanato, moda e doces gourmet.
Todas as atividades são gratuitas.
Serviço
Especial Mês da Criança – Emia Aron Feldman
Dia 04/10, às 10h30 | Espetáculo teatral ‘Treinalhaço’, com o Coletivo Menelão
Dia 09/10, às 15h | Espetáculo teatral ‘Vende-se um trombone’, com a Cia. Navega Jangada
Dia 17/10, das 14h às 17h | Oficina de estamparia artesanal para crianças (acompanhadas por um adulto), com Cristina Teles
Dia 26/10, das 12h às 17h | EPA – EMIA de Portas Abertas – Especial ‘O que vc fez antes de crescer? Fiz EMIA!’
12h – Intervenção artística ‘Esparrama Memória’, com o grupo Esparrama
13h – Oficina artística com artistas educadores da EMIA Aron Feldman
15h – Apresentação musical ‘Pedro e o Lobo’, com EMAU-UNESP (Estúdio de Música Antiga da Universidade Estadual Paulista)
16h – Espetáculo teatral ‘Temos Vagas’, com a Cia Navega Jangada
Local: EMIA Aron Feldman
Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique
Av. Itamarati, 536 – Vila Curuçá, Santo André – SP