A partir da ideia que o graffiti é uma forma de manifestação artística em espaços públicos, o Centro Público de Formação Profissional (CPFP) Armando Mazzo e a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João de Barros Pinto desenvolveram murais e mosaicos como complemento ao conteúdo trabalhado em aula na rede municipal de Santo André.
Os principais temas abordados foram a história e cultura dos povos originários (indígenas e negros), além da proposta de divulgar ainda mais as capacitações que ocorrem nestas unidades escolares para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo.
No CPFP Armando Mazzo a aposta no graffiti ocorreu nos muros externos da escola como estratégia central, para alcançar a população local e fortalecer a identidade sociocultural da unidade. Além disso, gerou reflexão com a comunidade escolar sobre quais paredes e desenhos poderiam ser grafitados internamente.
Os alunos da EJA ampliaram conhecimento a partir da cultura, da arte e da leitura por meio dos projetos da escola. Neste ano letivo foi apresentado o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, no qual os estudantes tiveram uma grande identificação com a autora e sua história.
Os alunos também vivenciaram outros momentos pedagógicos para enaltecer as culturas, principalmente afro-brasileira e indígena, tendo como estratégia a elaboração de uma horta, produção de chás e seus benefícios, além do “leituraço”, por exemplo.
Como produto final da atividade, conquistou-se um espaço escolar grafitado como uma leitura social e cultural, além de uma atividade com significado para toda comunidade escolar.