O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, inaugurou na quinta-feira (20) o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher). O equipamento traz uma série de serviços destinados a garantir a proteção e reintegração da mulher vítima de violência, como atendimentos psicossociais, orientação jurídica, cursos profissionalizantes e o Sebrae Aqui, porta de entrada para quem busca uma solução para começar a empreender.
O propósito do Cream é garantir o acesso aos direitos integrais das mulheres referenciadas, tendo como objetivo o rompimento do ciclo de violência existente, estimulando a autoestima e promovendo a autonomia e o protagonismo de cada uma, respeitando seus desejos, projetos e peculiaridades. Atualmente há 225 mulheres no município com medidas protetivas.
“É muito importante para a mulher agredida, vilipendiada, ter um canal como esse, especialmente com o acesso ao emprego, que ajuda a acelerar a sua reintegração e a retomada da independência financeira. Quando ela vier para cá, será porque precisa de muito apoio. E o Cream será essa mão amiga, oferecendo carinho e acolhimento”, destacou Auricchio.
O Cream está localizado na Avenida Senador Roberto Simonsen, 502, Bairro Santo Antônio. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Além de psicólogos, assistentes sociais e segurança, outro destaque do Cream é a parceria com a OAB e o Plajam (Plantão Jurídico de Atendimento à Mulher), que oferecerá auxílio jurídico integral, tais como questões de divórcio, pensão alimentícia e patrimoniais, entre outros.
A Prefeitura investiu R$ 115 mil na adaptação do imóvel para um espaço acolhedor, que conta com recepção, seis salas de atendimentos, sala de reunião, sala da coordenação, duas salas da equipe técnica, sala do Plajam, sala do Sebrae Aqui, cozinha, brinquedoteca, área verde e banheiros, tudo acessível também às pessoas com deficiência.