O segundo dia de atividades dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) 2023, sediado em São Bernardo, registrou nesta quarta-feira (19) a estreia do vôlei adaptado, modalidade que conta com inscrição de mais de 700 atletas (masculino e feminino) entre os 26 municípios participantes da competição. A categoria teve seu início tendo como palco o revitalizado ginásio de esportes da Arena Olímpica de São Bernardo, localizado no bairro Santa Terezinha.
O vôlei traz mais de um terço dos atletas do Jomi – no total, são cerca de 1.800 relacionados para competição, vinculada ao Governo do Estado. Apenas São Bernardo figura com 44 competidores, e 130 no geral. Foram 24 partidas em sequência, nos períodos da manhã e tarde, contemplando todas as diferentes categorias. Serão cinco dias consecutivos de disputa. A modalidade, aliás, encerrará o quadro de jogos do torneio, no próximo domingo.
A programação de atividades desta quarta foi extensa, com outras atividades que também movimentaram a cidade, incluindo tênis de mesa, xadrez, damas, buraco, bocha, dominó, malha, tênis e truco. As modalidades em questão ocuparam seis espaços esportivos de São Bernardo, entre eles ainda o Crec Baetinha, CRI (Centro de Referência do Idoso) e Clube do Bocha União Santo Inácio. Ao todo, são 14 categorias em disputa nesta 25ª edição.
Com atletas a partir de 60 anos de idade, a etapa é classificatória à final estadual, que ocorre em São José do Rio Preto, de 26 de junho a 2 de julho. O Jomi faz parte do calendário de competições da Secretaria de Esportes do Estado, englobando mais de 200 mil pessoas por ano.