O Programa Mais Luz, criado pela Prefeitura de São Bernardo para realizar a atualização do parque de iluminação pública do município, chegou à Vila Formosa, Jardim Leblon e Vila São José, na região do bairro Ferrazópolis. Nesta fase, serão 673 novas luminárias de LED distribuídas em 81 ruas. O investimento na modernização dos pontos de luz nestes bairros é de R$ 1,35 milhão.
Segundo o prefeito Orlando Morando, o objetivo da instalação da tecnologia LED, em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio, é garantir ao final do processo maior luminosidade e segurança a motoristas e pedestres que transitam pela região. Implantado em 2020, o programa promoveu a instalação de 28.077 luminárias em 668 quilômetros de vias. Até o final de 2024, a iniciativa deverá instalar 52 mil novos pontos de luz com sistema LED.
“Hoje, a maioria das famílias já dá preferência às lâmpadas de LED em suas casas, porque promove mais eficiência e economia. A Prefeitura também tem que dar o exemplo. Já contemplados a metade da cidade e, com muito trabalho, até o final do nosso mandato 100% de São Bernardo estará com essa nova iluminação”, destacou o chefe do Executivo.
PRAZO DE CONCLUSÃO – A estimativa da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, pasta responsável pelas ações, é a de que as intervenções sejam realizadas em dez dias. “Vamos dar início aos serviços ainda hoje e dentro de dez dias os moradores desta área já contarão com uma nova iluminação mais potente, eficiente e sustentável”, afirmou Luciano Eber, secretário de Obras e Planejamento da cidade.
OUTRAS ETAPAS – Ainda em maio deste ano, o prefeito Orlando Morando já havia anunciado a implantação das lâmpadas de LED no Jardim Palermo, Irajá e Jardim Atlântico, na região dos bairros Santa Terezinha e Nova Petrópolis. No local, são 448 luminárias, abrangendo 57 ruas, por meio de um investimento de R$ 900 mil.