Na busca por conscientizar a população sobre o câncer de boca, a Prefeitura de São Bernardo promove o Programa Abre a Boca que rastreia de forma preventiva esta e outras doenças orais com avaliações gratuitas e por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. A iniciativa se estende até esta sexta-feira (25/11).
O atendimento gratuito é realizado pela equipe bucal de Saúde da Família composta por dentistas, médicos bucomaxilo e especialistas em cabeça e pescoço, que avaliam feridas e lesões bucais e encaminham para tratamento oncológico quando necessário. A intenção é que 5.000 pessoas sejam atendidas pelas equipes, com atenção especial aos fumantes, etilistas e usuários de prótese dentária.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o câncer de boca é silencioso e sem muitos sintomas, por isso a importância da ação e da busca ativa de casos. “Por estas características, pode ser facilmente confundido com outras doenças ou não receber a devida atenção. Porém, estatisticamente, é o segundo câncer que mais mata no Brasil”, ressaltou.