Na manhã desta sexta-feira (2), o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), participou da inauguração de um novo prédio na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo. O evento marcou a retomada de investimentos do governo federal no ensino superior.
O bloco Zeta é um edifício construído no campus para acomodar 22 laboratórios de estudo científico e inovação tecnológica em campos como a genética, desenvolvimento energético e utensílios médicos.
No decorrer de sua fala, Lula apontou o crescimento da universidade desde a sua inauguração, em 2006, enalteceu o compromisso da educação na retomada do País e apresentou as dificuldades da governança no Congresso Nacional, exposta nos últimos dias pela possibilidade de recusa da medida provisória de reforma dos ministérios.
“É importante vocês saberem a correlação de forças no Congresso. A esquerda toda tem, no máximo, 136 votos, isso se ninguém faltar. Nós, para votar uma coisa simples, precisamos de 257. Para aprovar uma PEC, é maior ainda o número”, afirmou o presidente.