A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, dobrou o total de intervenções da Operação Pé D´Água 2022/2023, ação liderada pela Defesa Civil do município, que tem a finalidade de prevenir acidentes e desastres decorrentes das chuvas de verão. Entre dezembro do ano passado e abril deste ano, foram registradas 512 ações – no mesmo período anterior, foram 260.
O total de intervenções leva em consideração diversos tipos de atendimentos feitos pela Defesa Civil. As maiores iniciativas envolveram medidas para impedir acidentes com árvores (176 intervenções) e ações contra riscos de desabamentos (121). As atividades durante os mais de quatro meses em que a operação vigorou incluíram ainda atuação contra riscos de deslizamento e escorregamento (24) e riscos por infiltração de águas pluviais (24).
Além das iniciativas visando a prevenção de acidentes e desastres, a Operação Pé D´Água também envolveu atendimento a ocorrências durante o período mais crítico das chuvas, entre o fim do ano e o primeiro bimestre.
“A Operação Pé D’Água é uma das vitrines da nossa administração no combate às enchentes e consequências das chuvas, mas não é a única ação. O resultado desse trabalho incansável, que também envolve investimentos em obras de infraestrutura e antienchente, é a realidade que a cidade vive hoje. Ao longo dos últimos anos, concluímos projetos importantes, como o Piscinão do Paço, canalizamos córregos, fizemos obras de contenção de encostas, o que permitiu que virássemos a página daquelas cenas de São Bernardo embaixo d’água”, destacou o prefeito Orlando Morando, ao citar que os investimentos somam mais de R$ 500 milhões.