A edição do mês de maio do Moeda Pet será realizada neste sábado (27) no Parque Central, em sistema drive-thru, das 9h às 13h. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração, permite que cada andreense possa levar para casa até 3 kg de alimento para cães e gatos por CPF ou doar para as ONGs cadastradas.
Um quilo de resíduo equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml, desde que estejam limpas e secas.
A mais recente edição, realizada em abril, bateu recorde de arrecadação desde que o programa foi criado. Foram recebidas mais de 15 mil garrafas plásticas e distribuídos 750 quilos de ração.
Todo material arrecadado é encaminhado às cooperativas do Aterro Municipal de Santo André e vendido posteriormente para beneficiar as famílias cooperadas com geração de renda. A iniciativa contribui ainda com o meio ambiente, por meio da reciclagem, e também com a inclusão social.
Além disso, o Moeda Pet mantém compromisso com a educação ambiental, pois ao longo da troca é destacada a importância do bem-estar animal e guarda responsável com todos que passam pelo local.
O programa tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O Parque Central fica na Rua José Bonifácio, na Vila Assunção.
Edição de junho – As trocas do Moeda Pet são realizadas todo último sábado do mês. A edição de junho, excepcionalmente, acontecerá no domingo, dia 25, das 9h às 13h.