A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) colocaram em operação mais dois ecopontos nesta segunda-feira (10). A partir de agora, a população também poderá descartar corretamente madeira, entulho, recicláveis, eletroeletrônicos, móveis, dentre outros materiais, nas Estações de Coleta Alvorada e Centro, localizadas, respectivamente, no Jardim Alvorada e na região central.
O prefeito Paulo Serra, compareceu à unidade Alvorada para inaugurar o ecoponto junto à população, em evento que faz parte da agenda comemorativa dos 470 anos do município, comemorados no último sábado (8). “Quando a gente abre uma estação de coleta, a gente recicla mais e coloca a cultura da sustentabilidade na cabeça das pessoas, além de manter a cidade mais limpa. Tudo o que é recolhido aqui, assim como no programa Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos, gera emprego para as cooperativas de reciclagem da cidade”, destacou.
Santo André agora disponibiliza 25 estações de descarte para a população. Os mais recentes ecopontos integram o pacote de obras para entregar, até meados deste ano, mais 10 unidades.
A Estação de Coleta Centro fica na Travessa São Bento, número 15, próximo ao Grand Plaza Shopping. Já a unidade do Jardim Alvorada está localizada na Rua Rolândia, 400. Assim como os demais ecopontos, esses equipamentos também funcionarão das 9h às 12h e das 13h às 17h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive em feriados.
As obras foram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Serviços Urbanos da Prefeitura, por meio do programa Sanear Santo André, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Juntos, os dez ecopontos têm investimento de, aproximadamente, R$ 6,4 milhões.
As estações de coleta são de uso exclusivo dos moradores de Santo André. A relação de tudo o que pode ser levado aos ecopontos está disponível no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).