O Teatro Conchita de Moraes, em Santo André, recebe até 14 de julho a Mostra de Processos da ELT 2023. Durante duas semanas, o evento que apresenta ao público os processos internos da escola para a formação de profissionais do teatro, traz aulas abertas, fóruns de debates e compartilhamento das técnicas artísticas com a participação de seus cerca de 300 aprendizes.
Todas as atividades são gratuitas e abertas aos munícipes. A classificação etária é 16 anos A programação completa pode ser conferida pelo link https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/evento/5067/
“A Mostra de Processos, seja a do meio do ano quanto do final de ano, é tradicional na ELT, porque é uma oportunidade da comunidade e do público poderem entender como é a construção de espetáculos teatrais, de experimentos, narrativas. E acompanhar essa evolução de um projeto que ainda está em desenvolvimento é sempre enriquecedor”, destacou a gerente de Incentivo à Criação Artística, Mariana França.
De acordo com Mariana, dentro desta demonstração, além de espetáculos, acontecerão encontros e debates com participação de convidados. “Um dos destaques é o Fórum Preto, que encerra a programação no dia 14, às 18h30. Estes fóruns sempre trazem os temas não somente em formato de debate, mas também por meio de espetáculos e performances cênicas”, acrescentou. Os cerca de 300 aprendizes da ELT vão participar da Mostra.
A abertura do evento, que aconteceu na última segunda-feira (3), contou com apresentação do Núcleo de Circo e Teatro Físico da ELT e roda de conversas sobre as narrativas do Fazer Teatral, com os convidados Daniel Veiga, Janette Santiago e Juão Nyn e mediação de Paloma Franca Amorim. A conversa abordou as narrativas e epistemologias (estudo do conhecimento, suas fontes e como ocorre sua aquisição) que têm fundamentado e orientado pedagogicamente as pesquisas de criação da escola.