Neste sábado (1º), às 15h, a artista paulistana Renata Pelegrini estará na Casa do Olhar Luiz Sacilotto para o lançamento do livro “Tentacular”, no qual trará a pesquisa que deu origem à exposição de mesmo nome, em cartaz no local. Na ocasião ela estará acompanhada da crítica de arte Bianca Dias, responsável pelos textos da obra. A atividade será aberta ao público com entrada gratuita.
A mostra reúne pela primeira vez parte dos trabalhos realizados por Renata entre os anos de 2008 e 2023. Confeccionadas em papel, gravetos e cerâmica, as peças selecionadas pela artista para a exposição compõem um conjunto de obras, situações e épocas distintas de sua produção. “Tentacular” é o nome tanto de sua pesquisa artística, quanto da busca e do seu modo de operar contínuo. As visitas gratuitas podem ser feitas até 8 de julho, de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h.
Para Renata, a designação representa o lugar em que os horizontes de terra (raízes), água (mar) e ar (céu) se encontram em uma só direção. Sem definição temporal, a ideia fossilizada de um futuro tem como base a reciclagem de conceitos, práticas e materiais. Na mostra o visitante se depara com o restauro do barulho e a pausa para a observação.
Sobre a artista – Renata Pelegrini (1967) nasceu e trabalha em São Paulo, capital. Graduou-se em Letras e em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou como professora por 30 anos, e desde 1995 desenvolve trabalhos em arte. Residiu em Nova York e em Milão, e nas duas localidades estudou caligrafia. Na Suíça, expandiu sua prática com artistas e em 2010 formou-se em Artes Plásticas pela Escola Pan-americana de Artes.