O mês de junho no Parque do Pedroso não é mais o mesmo desde o ano passado. Isso porque o Arraiá do Pedroso, que teve a sua segunda edição realizada neste domingo (25), se tornou um evento querido pela população. Não à toa, centenas de pessoas foram ao local para curtir a festa, que vai muito além de valorizar uma das maiores tradições brasileiras.
“Com o Arraiá do Pedroso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) visa fortalecer também a pauta ambiental e de saúde, possibilitando que os participantes se divirtam, ao mesmo tempo em que aprendem sobre esses temas”, explicou o superintendente da entidade, Ajan Marques de Oliveira.
Além de comidas e bebidas tradicionais, o público participou de diversas ações educativas. Houve apresentação sobre o processo de tratamento da água, jogo com questões ambientais e atividades da Defesa Civil de Santo André que abordaram sobre prevenção de riscos.
O público ainda pôde conferir exposições de animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental e de projetos de extensão universitária, desenvolvidos por estudantes da Faculdade de Medicina do ABC sobre febre maculosa, qualidade da água no Pedroso, dentre outros.
A tradicional quadrilha não ficou de fora da programação. E para os frequentadores apreciarem ainda mais a paisagem da área verde, que fica na maior unidade de conservação do município, o Semasa realizou trilhas monitoradas de mais de 800 metros de extensão, com destino à segunda torre do antigo teleférico do parque.
Para encerrar o calendário comemorativo, o Semasa realizará na quinta-feira (29), das 9h às 17h, no auditório da Faculdade de Medicina do ABC, o seminário “Unidades de Conservação e saúde única – desafios e perspectivas no contexto da emergência climática”. As inscrições devem ser feitas em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde.