Caso do golden retriever Joca acendeu debate por todo o País; regras e obrigatoriedades podem sofrer alterações.
O Brasil todo assistiu há alguns dias a história de dor do tutor João Fantazzini e seu golden retriever Joca, que morreu por série de erros de uma companhia aérea, ao ser enviado ao destino errado sem os devidos cuidados. A situação – que causou até comentários do presidente da República – reacendeu o debate sobre o transporte de pets convencionais e não convencionais nos aviões, gerou discussão sobre as regras e chamou atenção para os cuidados necessários durante o planejamento da viagem.
Levar um pet para outra cidade, estado ou país é um ato legítimo de quem quer ter ao lado o melhor amigo seja onde for. Por outro lado, exige que o tutor realize uma preparação minuciosa que demanda conhecer as regulamentações e, principalmente, ter a certeza sobre as condições de saúde do animal.
“Quando a gente fala em viagem aérea, para nós é muito prazeroso, mas para nossos pets isso pode se tornar um estresse. Então podemos tomar algumas medidas para prevenir isso. Antes da viagem é importante que o animal passe em uma avaliação médica veterinária clinicamente, que seja garantida a saúde, realizados exames complementares, como de sangue e cardiológicos, para garantir que está tudo bem com ele”, explicou Juliana Aguiar, médica veterinária e coordenadora técnica do Dr. Hato Hospital Veterinário e Pet Shop.
No caso de Joca, João havia realizado este trabalho preventivo, que é fundamental para a saúde do pet – e inclusive é exigido apresentar um atestado ou laudo no momento do embarque. Por outro lado, problemas logísticos da companhia aérea fizeram com que o cão não resistisse às condições adversas.
“Não compactuamos com esse tipo de viagem em que o animal vai em caixa de transporte no bagageiro. O ideal é que este animal vá na cabine de voo, junto do tutor, o que só é possível hoje mediante ação judicial. Queremos que isso se torne cada vez mais viável e que o animal possa viajar ao lado da gente, tornando esse momento muito agradável, afinal os pets não são cargas, muito pelo contrário: são integrantes da família, companheiros que estão com a gente em todos os momentos, e queremos que estejam cada vez mais”, opinou a médica veterinária.
Para para aprimorar as regras sobre transporte aéreo de animais, está aberta na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) uma consulta pública sobre o transporte de animais – disponível no site www.gov.br/anac – até 14 de maio. O objetivo é atualizar e modificar a Portaria n° 12.307, de 25 de agosto de 2023, que aborda o tema. Também serão recebidas sugestões das companhias aéreas e integrantes do setor.
A própria médica veterinária Juliana Aguiar, aliás, contribuiu com sua sugestão. “Quando a gente fala em companhia aérea, seria fundamental ter uma equipe médica veterinária contratada responsável e que supervisione o animal antes da viagem, durante o voo e após o desembarque; e se puder evitar voos muito longos, seria muito importante, ou optar por voos internacionais em que possa se fazer uma escala para que o animal possa ficar solto em ambiente fechado, saindo um pouco da caixa de transporte, deixando a viagem mais prazerosa para ele também”, finalizou Juliana Aguiar.
Pandora – Também vítima de um problema logístico de uma companhia aérea, em dezembro de 2021, quando acabou fugindo durante uma conexão no Aeroporto de Guarulhos, a vira-lata Pandora recebeu todo tratamento no Dr. Hato Hospital Veterinário e Pet Shop depois que foi localizada – 45 dias após o desaparecimento. Posteriormente, ainda ganhou o status de embaixadora do Dr. Hato.
“Esses casos só mostram o quanto é preciso olhar para essa questão. Pandora é a prova de que essas viagens são incômodas para os animais, tanto que tentou fugir, por instinto. A atenção precisa estar no bem estar dos animais para diminuir esse estresse”, finaliza a médica veterinária.
Sobre o Hospital Veterinário e Pet Shop Dr. Hato
Dr. Hato possui 3 unidades na região do Grande ABC (2 delas com hospital veterinário com atendimento 24h e pet shop), e 1 loja (pet shop) no Jardim Paulista – São Paulo – SP, totalizando mais de 13.000 m² de estrutura e cerca de 400 colaboradores. Além disso, desde 2018, possui uma loja on-line com diversos produtos e acessórios para pets.