Na noite deste domingo (28), foi realizado no canal Bandeirantes o debate presidencial com seis candidatos que disputam a cadeira do executivo nas eleições de 2022, são eles: Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’Avila (NOVO), Lula (PT) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Durante o debate, houve a realização de uma pesquisa qualitativa pelo Datafolha, no qual apontou a candidata Simone Tebet como a que teve o melhor desempenho durante o debate.
A senadora foi apontada como a melhor debatedora por 43% dos entrevistados. Na retaguarda, Bolsonaro lidera com folga o ranking dos candidatos com pior desempenho, com 51%, seguido de Lula (PT), com 21%.
O levantamento qualitativo (quando grupos menores de eleitores são entrevistados sem objetivo de refletir toda a população), entrevistou 64 pessoas divididas em três salas virtuais. Todos os participantes avaliaram a performance dos candidatos bloco a bloco e no final elegeram quem se saiu melhor.
O debate fez a Band tirar da Globo o primeiro lugar na audiência. Segundo levantamento do Ibope, a emissora às 22h22 cravou uma média de 14,5% de telespectadores no total, enquanto o programa Fantástico, da Globo, ficou em segundo lugar com 13,5 %.
A soma das audiências nos canais de TV por assinatura chegou a 5,9% e a transmissão do debate da Band na TV Cultura totalizou 1,5%. Mais tarde, já na reta final, às 23h41, a liderança da Band se mantinha, com 12,7% de audiência nos televisores ligados, já a Globo marcava 8,1%.