A diversidade das culturas populares apresentada por meio da linguagem da música de concerto é a base do programa que a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) leva ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes neste fim de semana. As apresentações acontecerão no sábado (27), às 19h30, e no domingo (28), às 11h, com participação da solista Betina Stegmann ao violino e regência do maestro Abel Rocha e do regente assistente Felipe Gadioli. O espetáculo é gratuito e a entrada do público será por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço (400 lugares).
“A música folclórica é um tipo de canção popular e tradicional que faz parte da sabedoria de um povo. Este tipo de manifestação musical é transmitido pela tradição oral e, muitas vezes, o autor já foi esquecido ou nem mesmo chegou a ser conhecido pelo mundo. Por isso, as obras refletem o estilo local e preservam uma herança cultural de uma região durante longos períodos”, destacou o regente assistente Felipe Gadioli
O programa segue com uma obra do compositor francês Maurice Ravel, Tzigane, executada pela solista Betina Stegmann. A composição é destaque entre os violinistas devido à sua dificuldade técnica. Tzigane se baseia em uma erudição da música popular cigana, sendo assim, percebe-se o exotismo das frases musicais que tangem ao estilo, porém sem imitá-lo, mantendo uma estética própria. A cadência inicial se organiza quase que de forma improvisada, e posteriormente assume a característica de dança, o que sugere uma forte influência do estilo Klezmer (gênero de música não-litúrgica judaica).