A partir de amanhã (2), acontece em Santo André o 4º Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”, versão brasileira do festival criado na Argentina, que valoriza o protagonismo de artistas adolescentes, promovendo um espaço de encontro e incentivo ao teatro jovem latino-americano.
Na quarta-feira das 18h às 20h, com entrada gratuita, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, será realizado a cerimônia de abertura, oficina, e apresentação do espetáculo “Inimigas Públicas: Memórias de Chumbo”, com a Cia. Andarilhas (Santo André)
Já na quinta-feira (3), das 10h às 20h, também com entrada franca, no Sesc Santo André, a programação traz apresentações dos espetáculos “Distopias”, com a Cia. Entulho de Teatro (São Caetano do Sul), “Viva o Vale”, com o grupo Personas (São José dos Campos) e “Chão Brasil”, com o Grupo Tal & Pá (São Paulo).
Na sexta-feira (4), na Vila de Paranapiacaba, das 9h às 12h, acontecem as oficinas “Poéticas do espaço: percepção, interação e narrativas”, com Michele Navarro, “Coro Teatral: a comunidade como protagonista”, com Marcelo Gianini, “Dramaturgias Libertárias”, com Solange Dias e “Entre Servos e Patrões – Introdução a Commedia Dell’Arte”, com Rodrigo Freitas, na EE Lacerda Franco (av Ford s/n).
Em 5 de novembro (sábado), das 10h às 21h, no Sesc Santo André, acontecem as oficinas “Experimentos Afro Corpóreos”, com Janette Santiago, “A voz , o corpo e o canto”, com Rani Guerra, e “Fundir as artes respirando cena”, com Lujan Fernandes. A partir das 16h, acontecem as apresentações de “Corpo Político, Político Corpo”, com Escola Itinerante de Teatro (Santo André), “Lembre de mim” com a Cia. de Teatro Sobrecéus (São Paulo), e “Capital de Nota$$$”, com a Cia. Aquarelando de Teatro (Diadema). Terá ainda um debate sobre os espetáculos “Capital de Nota$$$”, “Refletir-se” e “Fuzis da Sra. Carrar”.
E no domingo (6), último dia de exibições, das 10h às 19h, no Sesc Santo André, a mostra traz “O mar grande demais para se navegar com pressa”, com Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro (Santo André), debate sobre os espetáculos “Chão Brasil”, “Lembre de mim” e “Político Corpo, Corpo Político”, oficina e cerimônia de encerramento.
Em sua repleta programação o 4º Festival Vamos que Venimos traz a temática “Amor, Teatro e Democracia”, sendo o amor a ação, o teatro como estética desta iniciativa e a democracia como algo pelo qual se luta através do teatro e com amor, confiando na coletividade para vencer batalhas.