O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André realizou nesta semana sua primeira cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. A nova técnica utilizada é menos agressiva e mais confortável para o paciente, que além de ter uma recuperação mais rápida, possibilita menor risco de infecção do que a cirurgia em que o abdômen é cortado.
“Inovação e tecnologia que chegam ao CHM para a realização de cirurgias bariátricas pelo método menos invasivo, proporcionando maior efetividade e cuidado com os nossos pacientes neste tratamento, que é referência em Santo André”, destaca o prefeito Paulo Serra.
Os pacientes que desejam passar por acompanhamento precisam procurar a unidade de saúde de referência para que sejam realizados os encaminhamentos necessários.
“A chegada desses vídeos faz parte de um grande processo de modernização do hospital, que já vem sendo feito com a troca dos elevadores, cozinha reformada, entre tantas outras ações de revitalização do Centro Hospitalar Municipal“, afirma o superintendente da Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.
“O paciente deve sempre procurar a unidade mais próxima da residência como referência, lá ele será assistido, terá o diagnóstico nutricional e será acompanhado, além de ser inserido em grupo de obesidade. Se não surtir efeito na perda de peso, ele pode ser encaminhado para o ambulatório de especialidades ou núcleo de obesidade. Atualmente há 700 pacientes sendo acompanhados”, explica a médica endocrinologista Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento.