A Prefeitura de São Bernardo realiza, por meio do Centro de Referência do Idoso (CRI), a última edição do ano da Expo CRI, feira de artesanato destinada ao incentivo das atividades voltadas à população da terceira idade na cidade. O evento gratuito está aberto à visitação entre esta segunda-feira (12/12) e sexta-feira (16/12), das 9h às 17h, nas dependências do CRI (Avenida Redenção, 271, Centro).
No total, a Expo CRI conta com 28 expositores com oferta de itens de artesanato diversos, entre bolsas, bijuterias, pinturas em tela e tecido, objetos produzidos com técnica de patchwork, artigos de crochê, tricô, panos de prato, origamis, pantufas, macramê, entre outros. Os artigos são produzidos, em sua maioria, pela população da terceira idade e comercializados a preços convidativos.
Secretário da Assistência Social de São Bernardo, André Sicco destaca que tradicionalmente são promovidas quatro edições anuais da Expo CRI, ajudando no incentivo da atividade comercial entre a população idosa ao mesmo tempo em que é opção de lazer para a comunidade. “Em média, temos 200 visitações em cada edição da feira, propiciando a socialização deste público, além de valorizar o trabalho artesanal”, afirma.
Criado com o intuito de ajudar na melhoria da qualidade de vida da população idosa, o Centro de Referência do Idoso oferece atividades de convivência, socioeducativas, culturais e de lazer de forma gratuita aos moradores de São Bernardo. O espaço, que recebe em média 400 pessoas por mês, também é utilizado por grupos de idosos que se reúnem periodicamente para planejar iniciativas e atividades, viagens do grupo, entre outros. Para participar, basta ter idade igual ou superior a 60 anos e residir no município.
A cidade tem cerca de 134,7 mil moradores (15,9%) na faixa etária de 60 anos ou mais e aproximadamente 57,3 mil (6,7%) de 70 anos ou mais, conforme estimativa do IBGE 2021.