A Prefeitura de Santo André está construindo na Vila Príncipe de Gales a nova sede do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), estrutura que pretende acolher, realizar ações e promover atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários. A expectativa é a de que o espaço esteja disponível até dezembro. O prefeito Paulo Serra vistoriou as obras do equipamento nesta última quarta-feira (10), junto com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti.
“É um equipamento inédito para Santo André e para muitas cidades, porque poucas têm um Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Nós criamos a Secretaria da Pessoa com Deficiência para incluir, acolher e dar tratamento a esses munícipes da nossa cidade em todos os serviços. Este local vai conseguir canalizar todo o pré-atendimento para distribuir a outros equipamentos caso a pessoa precise de algum atendimento público. É um serviço muito importante que até o fim do ano a gente tira do papel, inaugura e entrega para a nossa gente”, exalta o prefeito
Estão previstas, por exemplo, a oferta de cursos, oficinas e atividades como arteterapia, musicalização, artesanato, teatro, atividades culturais, prática de esporte e lazer, passeios, além de informações sobre serviços da rede integrada de proteção social da cidade, emissão de CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e implementação de projetos pensados para a inserção no mercado de trabalho.
O espaço, localizado na Rua Carnaúba, 750, terá área total de 299 metros quadrados, com valor de investimento de R$ 760 mil. O equipamento é térreo e contará com: recepção/hall de entrada; pátio de atividades; salas multiuso; sala de atendimento individual; sala de equipe técnica; coordenação; sanitários; vestiários; copa/refeitório; depósito de material de limpeza; área de convivência para socialização, atividades físicas e eventos culturais; almoxarifado; e vagas demarcadas.