Fonte: Dérek Bittencourt /Fotos: Helber Aggio/PSA.
Um dos maiores artistas da história de Santo André, Luiz Sacilotto segue recebendo homenagens alusivas ao centenário de seu nascimento, ocorrido em 2024. O Sesc Santo André deu início à exposição Sacilotto BioGráfico, a qual conta com seis obras cedidas pelo acervo da Casa do Olhar – equipamento cultural que justamente leva o nome do pintor, desenhista e escultor pioneiro da arte concreta no Brasil.
Até 27 de julho, a unidade andreense do Sesc vai celebrar o legado de Sacilotto, nascido em 1924 e que morreu em 9 de fevereiro de 2003, apresentando o vínculo e as relações artísticas, sociais e culturais dele com sua cidade natal.
A exposição é organizada em quatro núcleos (Espaço Público; Vida e Obra; Cores-Timbres e Atelier) e tem curadoria de Reinaldo Botelho, que selecionou 17 obras da carreira do artista, entre elas seis que integram a coleção da Casa do Olhar, 22 itens de acervo pessoal, documentos originais, conteúdos fac-similares, ferramentas e materiais de trabalho, transformando a visitação em uma oportunidade imersiva.
Fundada em 1992, a Casa do Olhar foi rebatizada em 2003, recebendo o nome de Luiz Sacilotto justamente como homenagem póstuma. Personagem importante das artes visuais brasileiras, o artista andreense é figura central de movimentos divisores como a arte concreta, o abstracionismo geométrico e a op art.
A própria unidade do Sesc Santo André conta com duas artes fixas de Sacilotto desde sua fundação, em 2002, quando Sacilotto pintou dois painéis de 7,5 m x 10 m, elaboradas a partir de suas tradicionais e marcantes tramas geométricas coloridas, as quais provocam ilusão de ótica e dão a sensação de volume e movimento.
Secretária de Cultura de Santo André, Azê Diniz compareceu na noite de quarta-feira (15) à abertura da exposição, a qual também teve a presença de Carla Barbieri, diretora regional em exercício do Sesc. Também foram ao evento o secretário adjunto Maestro Douglas e os diretores Marco Moretto, Mario Matiello e Fernando Rios Andrade.
Participar dessa parceria, segundo Azê, fortalece a cultura andreense. “As diversas ações e projetos que vêm sendo realizadas ao longo dos últimos anos têm gerado resultados muito positivos para a cidade. E é com grande satisfação que reforçamos nosso compromisso em continuar essa construção”, ressaltou a secretária.
Serviço
Exposição Sacilotto BioGráfico
Data: De 15 de janeiro a 27 de julho de 2025
Horário: Terças a sextas, das 10h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Local: Sesc Santo André
Endereço: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André