Que tal presentear nesta Páscoa com artigos personalizados, feitos manualmente, por artesãos da cidade? Em São Caetano do Sul, a Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” (Rua Pará, nº 88, Centro) é opção para quem quer qualidade e exclusividade.
Dentre os mais de 7 mil itens à venda, em diversos materiais, como madeira, porcelana, decoupage, telas, malhas em tricô e crochê, são entre 200 e 300 peças temáticos: coelhos porta-chocolate, amigurumi, apoios de porta, canecas, porta-guardanapo, caixas e latas organizadoras, porta-treco, utensílios de mesa e banho, sacolas, bolsas.
Mesmo trabalhando com produtos artesanais (cada item é único e exclusivo), a loja oferece a garantia da troca de qualquer peça em caso de defeito.
Equipamento de referência
A Casa do Artesão é uma ferramenta pública de referência no incentivo à produção local das artes feitas à mão. Os 350 profissionais cadastrados contam com um espaço atrativo e acolhedor para apresentar e vender suas criações. De acordo com a coordenadora do espaço, Ana Paula Rocha, “Nos últimos meses, cadastramos mais de 100 artesãos na Casa. Com o aumento da variedade das peças em exposição, resultante desse incremento no número de membros, as vendas foram muito mais expressivas.”
O local é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem a gestão financeira da Manuartes, a Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção do equipamento.
O profissional pode ter sua logomarca na etiqueta de cada peça. “Temos integrantes que fazem um marketing casado por redes sociais: eles divulgam seus produtos mencionando os itens que estão à venda na Casa do Artesão. E podem entregar suas encomendas pela Casa”, explica Ana Paula.