Local voltado aos interesses e à participação da população, instalado em um município que desde sua fundação ocupa lugar de destaque quando o assunto é organização dos poderes públicos, a Câmara de Santo André completa nesta última quinta-feira (29), 130 anos desde que foi instalada, em 1892, com um histórico de elaboração de leis, fiscalização do trabalho do Poder Executivo e sugestão de iniciativas e melhorias para a cidade, sempre respaldada pelo envolvimento dos moradores andreenses.
A sede do Legislativo de Santo André tem longo histórico, inclusive com ações voltadas a todo o ABC, e passou por diversos locais antes de se instalar na Praça IV Centenário, onde compõe o Centro Cívico junto dos outros dois poderes, o Executivo e o Judiciário, dividindo espaço ainda com a Biblioteca Nair Lacerda, o Teatro Municipal Flavio Florence, o Salão de Exposições e o Auditório Heleny Guariba.
“Celebrar os 130 anos da Câmara Municipal de Santo André é relembrar a história da nossa cidade. Mais de uma década de atuação, sob o exercício de implantar leis que melhorem a vida da nossa gente. Minha trajetória política passa por esta Casa e, hoje, tenho o apoio dos vereadores para aprovar diversas medidas que nos habilitam em cuidar e melhorar a vida da nossa gente”, celebra o prefeito Paulo Serra, que foi eleito para a vereança e integrou a Câmara por duas legislaturas: de 2005 a 2008 e 2009 a 2012
A cidade está atualmente na 18ª legislatura, que teve início em 2021 e termina em 2024. Se em 1892 foram eleitos seis vereadores (e um deles ocupava cargo similar ao desempenhado pelo prefeito), atualmente a Casa de Leis andreense conta com 21 parlamentares (determinados pela Lei Orgânica do Município, espécie de constituição municipal), representando 13 diferentes siglas partidárias.