Fonte: Paola Zanei/Fotos: Alex Cavanha/PSA.
A Biblioteca da Vila Palmares recebe, nesta quinta-feira (17), Cláudia Lage, autora do livro “O corpo interminável”, para uma conversa com leitores, às 19h. O encontro é uma das ações que compõem o projeto Viagem Literária 2024, uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) e da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, em parceria com as bibliotecas públicas nos municípios.
O projeto tem como objetivo promover o estímulo à leitura e produção literária, bem como aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas da população, promovendo diálogos de qualidade que possam despertar práticas e comportamentos leitores, além de valorizar e dinamizar as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural repleta de conteúdo de qualidade para a sociedade local.
Desde a sua criação em 2008, o programa já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de 4 mil ações. Contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas. Os eventos realizados no formato presencial e on-line contemplam atividades de contações de histórias, rodas de leitura, oficinas de escrita e bate-papo com escritores.
O livro de Cláudia Lage, “O corpo interminável”, conta a história de Daniel, que tenta reconstituir a história da mãe, uma guerrilheira desaparecida na ditadura civil-militar no Brasil. As tentativas de resgatar a sua trajetória pessoal junto à história do seu país e os fios de memória rompidos moldam a narrativa. Ao buscar informações sobre a mãe, surgem outras histórias ou outras possibilidades de relatos de tantas mulheres, também desaparecidas.
“O corpo interminável”, inclusive, já foi tema de debate virtual, após leitura gratuita online disponibilizada para os inscritos, no dia 12 de setembro, por meio do Clube de Leitura Virtual, uma das ações do projeto Viagem Literária.
A autora – A escritora e roteirista Claudia Lage é formada em Teatro e Letras, é mestre e doutoranda em Literatura. Foi contemplada no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta e no Prêmio Guimarães Rosa. Autora do livro de contos ‘A Pequena Morte e Outras Naturezas’ (Record), lançou ‘Labirinto da Palavra’ (Record), com ensaios-crônicas sobre literatura, que recebeu o Prêmio Brasília e foi semifinalista do Prêmio Portugal Telecom (atual Oceanos).
Trabalhou como roteirista na TV Globo, Conspiração Filmes, TeleImage, entre outras produtoras. Desde 2004, ministra cursos de roteiro e escrita criativa. Escreveu os romances ‘Mundos de Eufrásia’ (Record), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e ‘O corpo interminável’ (Record), vencedor da premiação.
Sarau na Cecília Meireles – A Biblioteca Cecília Meireles, localizada no Parque das Nações, realiza neste sábado (19) mais um sarau, a partir das 13h30. O sarau reúne literatura, poesia, música, causos e memórias, com microfone aberto a todos, não sendo necessário se inscrever.
O objetivo é oferecer um espaço de encontro com a cultura local, reunindo amantes da arte, amigos e moradores da região. O público pode cantar, recitar poemas, divulgar livros, contar histórias, causos e anedotas, tocar um instrumento ou simplesmente assistir as apresentações e exposições.
Serviço
Encontro com a escritora Cláudia Lage
Data: 17/10 (quinta-feira), às 19h
Local: Biblioteca Vila Palmares
Endereço: Rua Armando Rocha, 220 – Vila Palmares
Sarau na Biblioteca Cecília Meireles
Data: 19/10 (sábado), 13h30
Local: Biblioteca Cecília Meireles
Endereço: Praça Waldemar Soares, s/n – Parque das Nações