Domingo nublado, mas cheio de emoção e calor humano marcou a data de 2 de abril em São Bernardo com a realização da primeira edição do Autista’s Day, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Com a presença do prefeito Orlando Morando, o evento, pioneiro nestes moldes no Grande ABC, reuniu uma série de atividades na Avenida Barão de Mauá, bairro Chácara Inglesa. Foram mais de 1.000 inscrições prévias e cerca de 3.000 pessoas participantes durante o período das 9h às 13h.
O Autista’s Day, criado pela Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, foi comemorado no município tendo como essência dar visibilidade às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A principal ação foi uma grande caminhada da inclusão. Entre as demais práticas, distribuídas ao longo da via, estavam gincanas, pintura facial, atividades da carreta do Giro São Bernardo, oficinas, apresentações culturais, brincadeiras com fantoches e práticas pedagógicas com a Educação, além da apresentação de um grupo de patinação.
“O evento tem a importância de fomentar a reflexão, reduzir preconceitos. Precisamos ter a clareza das políticas públicas voltadas àqueles com espectro autista. Um dia para marcar a conscientização do tema, pautar, como estamos fazendo, ações para que a cidade continue avançando com essa proposta”, destacou o prefeito Orlando Morando, ao anunciar o trabalho para promoção de outras edições do Autista’s Day. “Teremos a segunda edição em meados de junho.”
Ao lado da mulher e deputada estadual Carla Morando, o chefe do Executivo municipal reforçou a proposta junto ao governo de São Paulo de inaugurar um Centro de Referência de Espectro Autista em São Bernardo. Titular da pasta responsável pela iniciativa, Pery frisou que o grande público ficará marcado na história da cidade. “Será um evento permanente no município e já pode ser considerado o maior de toda a região”, enfatizou o secretário.