Primeiro município do ABC a ter uma secretaria específica para cuidar das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (Sedef), São Caetano do Sul continua investindo no setor. Nesta quarta-feira (21/12), o prefeito José Auricchio Júnior entregou a Academia Adaptada e o Playground Acessível, no Espaço Verde Chico Mendes.
“São dois equipamentos muito interessantes, voltados exclusivamente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Queremos, com isso, transformar cada vez mais São Caetano numa cidade inclusiva e acolhedora”, destacou Auricchio
Foram investidos cerca de R$ 100 mil, por meio do Programa Cidades Acessíveis, do Governo do Estado de São Paulo. Além do prefeito, estiveram presentes o deputado estadual Thiago Auricchio, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef), Andrea Alencar de Oliveira, e moradores atendidos pela secretaria.
A Academia Adaptada e o Playground Acessível contam com máquina de abdominal, máquina de bíceps, máquina de puxada alta, máquina de supino, máquina de tríceps, máquina de twist, placa orientativa pcd (academia adaptada), balanço simples cadeirante, balanço vai-vem e carrossel gira-gira com quatro lugares.
SEDEF
Criada em 2010, a Sedef cria, promove e estimula ações que contribuem para a implantação e consolidação de políticas públicas que tem como objetivo a qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias.
Com equipe altamente capacitada e especializada, a Secretaria conta com um espaço sensível às necessidades e comprometida em facilitar o empoderamento dessa população, articulando-se com diversos órgãos e instituições da sociedade. São Caetano atende 1.500 cidadãos na Sedef, que oferece alguns serviços como Tecnologia Assistiva, PEC Inclusivo, Empregabilidade PCD, Curso de Libras, Atendimento Socioassistencial +30, entre outros.