Além dos artesãos do Circuito das Artes, outros representantes também foram inseridos nesta edição da festa
Pelo segundo ano consecutivo, os artesãos que fazem parte do Circuito das Artes, cadastrados junto à Secretaria de Turismo de Ribeirão Pires, participam do 15º Festival do Chocolate da cidade. O projeto visa incentivar o artesanato e a gastronomia local, além de proporcionar a atividade cultural, criativa e econômica, com geração de trabalho e renda. O Circuito das Artes acontece em espaços públicos e é destinado à exposição de objetos novos, de cunho artesanal e trabalho manual.
Moradora do Bairro Santana, Solange Enes Peres, da Ecohelô, se dedica à confecção de velas e sabonetes, ao lado da filha Heloísa Peres Sobrinho, há cerca de 3 anos. “É sempre uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho para um público cada vez maior e, por conta disso, trouxemos novidades como a vela em pó (com fragrâncias de baunilha, chocolate e café). Elas são versáteis e se moldam a qualquer espaço ou recipiente, é bem-estar terapêutico”, comentou.
Pensando no público infantil, vários artesãos investiram em personagens que estão em alta, como “Divertidamente 2” e “One Piece”, por exemplo, além de clássicos da Disney. Ansiedade e Nojinho se transformaram em lindos laços e tiaras pelas mãos da artesã Nataly Gris, da Nabella Laços; além de versões em chaveiros e pulseiras da Ana Laços, confeccionados por Ana Cailda Guimarães, e bonecos em tecido pelas mãos de Maria Angela Petri Correa, do quiosque Mulheres da Estância.
E as novidades desta edição da festa não param por aí! Cleusa Maria de Sales Queiroz, da Cambusales, inovou nos sabores com a geleia de Ora Pro Nobis com Cambuci. “Ela é rica em fibras, vitamina A e B3 entre outras. Além do sabor – que é uma delícia – traz muitos benefícios à saúde, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando a reduzir o colesterol”, comentou. Por falar em sabor, David Neres Silva Filho, que trabalha com produtos à base de mel, também inovou com Kit especial para o dia dos pais. “Além do mel de floradas diferentes, unimos ao kit a pomada de Apitoxina indicada para dores, inchaço e hematomas”, comentou.
Economia Criativa – Buscando incluir mais empreendedores no Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, neste ano a festa trouxe mais opções de presentes e prestação de serviços, com a Quick Massage, a Flor do Sol Produtos Artesanais – com hidromel entre outros -; Amores e Flores – gorros, luvas, mantas e tricôs – além de artigos pet com a Cão Feliz Moda Pet – fantasias, brinquedos interativos e camas.
Sobre o Festival – A festa acontecerá entre 2 e 18 de agosto, no Complexo Ayrton Senna (Av. Pref. Valdírio Prisco, 193 – Centro). O evento contará com dois palcos: o principal, Flor de Cacau, será dedicado às atrações nacionais, sempre às 21h, e o palco externo, Manacá, voltado à artistas locais e regionais.
Entrada solidária e voluntária – Os ingressos para o evento serão necessários para as atrações principais, das 21h, no Palco Flor de Cacau. A partir das 18h, será necessária apresentação da entrada solidária – cada ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração pet. Para a atração infantil do domingo, às 15h, será necessária apresentação do ingresso a partir das 13h – público com idade a partir de 2 anos.
Troca antecipada nos seguintes locais:
– Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193);
– Loja Di Gaspi (Rua Cidade de Santos, 50 – Centro);
– Loja Kallan (Rua Padre Marcos Simoni, 141 – Centro);
– Coop (Av. Humberto de Campos, 3499 – Vila Bocaina):
– Coop (Avenida Santo André, 735 – Centro Alto);
– Centro Comercial Nardelli (Rua do Comércio, 115 – Centro);
– Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5), em Santo André.