Solidariedade, entretenimento, música e diversidade gastronômica marcaram a segunda edição do Arraial Solidário de Santo André que, durante três dias de evento, reuniu mais de 60 mil pessoas, arrecadou 13 toneladas de alimentos e cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho. A arrecadação vai beneficiar cerca de 50 mil andreenses em situação de vulnerabilidade atendidos por instituições assistenciais.
“Mais um evento que cumpriu seu papel e que colocou a solidariedade em destaque. Mesmo com o frio os andreenses estiveram presentes e as entidades que participaram deste Arraial estão bastante agradecidas pelo retorno que tiveram”, destacou o prefeito Paulo Serra.
O encerramento do Arraial ficou por conta do show da animada dupla Rionegro & Solimões. Mas passaram ainda pelo palco no Paço Municipal Thaeme & Thiago, na sexta-feira (16), e tributos a Marília Mendonça e Cristiano Araújo no sábado (17), entre outras atrações.
A estrutura do Arraial contou com 46 barracas de entidades assistenciais cadastradas no município incluindo comidas, bebidas e artigos típicos da festa junina, além de artesanatos e roupas. Toda a renda foi revertida para as próprias instituições.
Outra atração de sucesso foi o Bingo Solidário, com grandes prêmios aos vencedores e renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade. No total, foram vendidas 1.877 cartelas e arrecadados cerca de R$ 9,4 mil.
Reciclagem – Para ampliar a reciclagem e diminuir o número de materiais que poderiam ter como destino o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou uma Central de Triagem Compacta. A ação inovadora ocorreu pela primeira vez no Arraial Solidário, proporcionando que os resíduos recicláveis gerados no local tenham o destino ambientalmente correto.