Consolidada como polo de geração de empregos no Grande ABC, a cidade de São Bernardo registrou saldo positivo de 1.444 postos de trabalho criados em julho, encabeçando levantamento na esfera regional. Os dados oficiais são referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta última segunda-feira (29/8) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, do governo federal. O extrato aponta que o município teve 11.671 contratações formalizadas com carteira assinada no último mês.
Os números favoráveis de São Bernardo são puxados, principalmente, por vagas abertas na indústria, na qual houve saldo de 1.398 postos criados em julho – foram 2.377 admissões no registro do mês. Na sequência do levantamento com recorte por setores, aparecem na lista a área de comércio, com 145 empregos, e construção civil, com 131 cargos. O resultado é positivo em todos os cenários, inclusive se comparado a junho, quando foi computada a abertura de 1.424 vagas de emprego formal no município.
“Os números são uma amostra do momento atual da cidade. Com políticas públicas de incentivo ao emprego, renda e oportunidades, São Bernardo vivencia crescimento sustentável nesta retomada econômica, especialmente com o arrefecimento da pandemia. Temos realizado feirões de emprego, mutirões, investido na oferta de cursos de qualificação profissional e criado um ambiente propício para novos negócios no município. Isso contribuiu muito para esse panorama de emprego, considerado prioritário por nós”, destacou o prefeito Orlando Morando.
ACUMULADO DO ANO – No acumulado de 2022, o saldo positivo é de 8.465 empregos em São Bernardo, decorrente de 79.403 contratações e de 70.938 demissões. Outra política de governo com frutos importantes à cidade é a recuperação da CTR (Central de Trabalho e Renda), uma agência pública de emprego, atrelada à Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Localizado na Rua Padre Lustosa, 48, Centro, o espaço, modernizado, conta com serviços de intermediação de vagas de emprego, habilitação de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho.