
O governador João Doria apresentou, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (27), as cinco etapas previstas para retomada das atividades econômicas.
A Região do Grande ABC, segundo o mapeamento do governo de São Paulo, segue na faixa vermelha, que fica fora da flexibilização da quarentena, com apenas os serviços essenciais em funcionamento.
Após o pronunciamento, os prefeitos das sete cidades se manifestaram, contestaram a análise de que enquadra a região onde não há oferta suficiente de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para incluir na fase 2.
O Consórcio Intermunicipal ABC realizou uma reunião virtual e divulgou nota lamentando a decisão. “O Consórcio esclarece que recebeu com profunda surpresa e indignação, o comunicado feito pelo Governo do Estado de São Paulo de que a cidade de São Paulo teve análise separada da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) na nova fase do plano de retomada econômica do Estado.” O Consórcio pede uma explicação do governo do Estado. As administrações municipais devem se reunir nesta sexta-feira (29), para debaber o assunto e futuras medidas.